terça-feira, 20 de março de 2012

NAZISMO - HITLER CHEGA AO PODER

   A crise em que o país se encontra assumiu proporções de catástrofe nacional. As pessoas perderam a confiança nos valores da democracia e passaram a procurar soluções radicais e autoritátias que tirasseem o país da crise e rasgatassem o orgulho nacional ferido.
   No começo da década de 1930, duas correntes politicas e ideológicas apresentavam soluções para o impasse alemão. Uma delas era formada pelo Partido Social-democrata e  pelo Partido Comunista, orientado pela III internacional Comunista, com sede ma URSS. A segunda corrente era representada pelo Partido Nazista.
    Os social-democrata acreditavam na possibiliade de chegar ao socialismo por via eleitoral, enquanto os comunistass argumentavam que isso só sreia possível por meio de uma revolução, como a que ocorrera na Rússia, em 1917.
    Nenhum dos dois partidos tinha votos suficiente para chegar ao poder sozinho, mas havia a possibilidade de somarem forças numa frente eleitoral de esquerda, garantindo a maioria do eleitorado. No entanto, por decisão de Stalin, os comunistas alemães se recusaram a estabelecer uma aliança com os socialistas nas eleições de 1932.
   O Partido Nazista, obteve 37,3% dos votos, quantidade suficientte para vencer os opositores divididos. Nessas circunstâncias, o presidente da república, marechal Hindenburg, nomeou Adolf Hitler, chefe do Partido Nazista, para o cargo de primeiro-ministro (ou chanceler).

Nenhum comentário:

Postar um comentário