segunda-feira, 5 de março de 2012

RÚSSIA OS PARTIDOS POLÍTICOS

   Como a Rússia era controlada por uma monarquia absolutista, não havia no país liberdade de opinião, nem eleições livres, nem direitos democráticos. Apesar dessas características, varios partidos políticos de oposição se formaram na virada do século. Três acabaram se destacando.
   Um deles, o Partido Socialista-revolucionário (PSR), agrupava diversas correntes políticas. Sua base incluía camponeses e profissionais liberais que viviam no campo, como médicos, agrônomos e funcionários públicos.
   A oposição era feita também pelo Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), criado em 1898, sob a inspiração das idéias marxistas, em 1903, surgiram duas correntes antagônicas: Os bolcheviques (maioria) e os mencheviques (minoria). Os bolcheviques, liderados por Vlademir Llitch Ulianov (mais conhecido como Lenin), argumentava que, para tirar a Rússia do atraso histórico em que vivia, era necessário realizar uma revolução democrática, sob a liderança da classe operária.
   Os mencheviques discordavam dessa tese, argumentava que a implatação do socialismo deveria ser precedida de uma revolução burguesa e depois abrir caminho para uma posterior revolução proletária.
    O terceiro grupo a se destacar foi o Partido Constitucional Dem  ocrata, formado em 1905. Seus membros eram chamados Kadetes, termo derivado de KD, iniciais do nome do partido em russo. Partido liberal da burguesia, lutava por reformas politicas que implantassem uma democracia nos moldes ocidentais.

Um comentário: