quinta-feira, 15 de março de 2012

FASCISMO - MUSSOLINI CHEGA AO PODER

   Mussolini prometia acabar com a luta de classes, implantar um goverrno forte, destinado a afastar o perigo de uma revolução socialista, e transformar a Itália numa grande potência. Para isso, ele e seus partidários se propunham esmagar os grupos de esquerda - socialistas, anarquistas e, mais tarde comunistas.
  Na luta por esses objetivos, os fascistas organizaram-se em milícias armadas, uniformizadas com camisas negras e treinadas no uso da violência física contra os adversários.
   Por essa época, o Estado italiano estava organizado sob a forma de monarquia parlamentar, com um primeiro-ministro como chefe de governo. Após a primeira Guerra Mundial, o país entrou num período de turbulência política e econômica. O desemprego se acentuou e, em 1921, eclodiram nas cidades industriais da região norte grandes manifestações e greves operárias com ocupação de fábricas.
   Nessas condições, em outubro de 1922, Mussolini, chamado de Duce (guia) por seus partidários, pôs-se à frente de 50 mil "camisas negras" e realoizou uma gigantesca demonstração de força, a "Marcha sobre Roma". A resposta do rei Vítor Emanuel III foi nomeá-lo para o cargo de primeiro-ministro. No poder, o Duce convocou novas eleições, que deram 65% dos votos ao Partido Faascista, graças às fraudes e à violência.

 

3 comentários:

  1. Muito bom,porém no último parágrafo tem uma palavra escrita de forma errada "realoizou", mas mesmo assim estou muito grato me ajudou bastante no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. mto bom pra mostrar para os bolsominions

    ResponderExcluir