domingo, 1 de abril de 2012

SEGUNDA GUERRRA MUNDIAL - A GUERRA NO PACÍFICO / PEAR HARBOR

    Embora fosse um dos países do  Eixo, o Japão permaneceu fora da guerra durante os dois proimeiros anos. Sua hesitação em entrar no conflito se devia à baixa disponibilidade japonesa de matérias-primas a ao temor de que fossem cortados os suprimentos de petróleo que o país importavaa da Indochina e de outras regiões. Até 1941, a estratégia japonesa consstiu em presionar o governo dos EUA para que reconhesse sua supremacia na àsia. A recusa dos norte-americanos em atender à exigência, de um lado, e a pressão alemã para que o país entrasse na guerra, de outro, levaram o governo de Tóquio a se decidir pela intervenção.
   Assim , em dezembro de 1941, os japonesses desfecharam um arrasador ataque-supresa à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. Era o pretexto que faltava para que os EUA também se envolvessem no conflito
  Nos messes seguintes, os japoneses ocuparam diversas regiões na àsia, entre as quais as Filipinas e a Indichina, além da Brimânia, da Tailândia e da Nova Guiné, cujo controle era importantíssimo para a indústria japonesa, pois essas regiões constituíam fontes de matetérias-primass essenciais, como borrachas, petróleo e minério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário