sexta-feira, 20 de abril de 2012

A RECUPERAÇÃO DA URSS

   Apesar dos terríveis danos causados pela ocupação nazista, a URSS encontrava-se, em 1945, em melhor situação do que a verificada no fim da Primeira Guerra Mundial. Contava com grande número de profissionais qualificados, com uma políticca econômica na planificação, em apenas quatro anos e sem ajuda externa  o país foi reconstruído.
   A rivalidade com as nações capitalista levou a URSS a manter um exército numeroso - com um efetivo de 5,5 milhõe de homens em 1950 -, a desenvolver a indústria bélica e a investir na produção de novas armas ( detonaram sua primeira bomba atômica em agosto de 1949). Na área econômica, o governo priorizou a indústria de base, setor em que investiu grandes recursos, em detrimento da agricultura e da produção de bens de consumo.
   Nos sete anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, a indústria soviética apresentou elevados índices de crescimento.
   O sucesso alcançado pela URSS acabou levando vários países que se tornaram independente no pós-guerra a optar por regimes inspirados no modelo soviéitco, na esperança de acelerar seu desenvolvimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário