quinta-feira, 5 de abril de 2012

UM MUNDO BIPOLAR

   Além de ruínas e milhões de mortos, a Segunda Guerra Mundial deixou como herança um mundo polarizado ideologicamente e dividido em dois blocos antagônicos. Nesse novo mundo bipolar, todos os países tiveram de se alinhar com o bloco capitalista, liderado pelos EUA, ou com o bloco socialista, capitaneado pela URSS. As duas superpotências haviam lutado juntas contra o nazi-fascismo. A partir de 1947, porém, teve início entre elas uma nova modalidade de conflito: a guerra fria.
   Em defesa de seus interesses, EUA e URSS deram início a uma corrida armamentista sem precedentes na história. Contruíram grandes arsenais militares e mantiveram o mundo sob a constante ameaça de uma guerra nuclear.
  O pesadelo começou a ser afastado apenas a partir de 1989, quando o Leste europeu foi varrido por uma onda democrática que pôs fim aos regimes de socialismo estatal-burocrático da região. Dois anos depois, a própria URSS deixaria de existir. O mundo bipolarizado começava a ficar para trás. Em seu lugar, surgia um mundo globalizado, sob a hegemonia absoluta dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário