quarta-feira, 25 de abril de 2012

CHINA - A GUERRA CIVIL (1946-1949)

    Chag Kai-chek contava com a ajuda econômica e militar dos EUA, mas mesmo assim, não conseguia evitar os problemas em sua administração. Dominado pela corrupção, pela violência interna e pelos altos índices de inflação, o governo chinês se tornou cada vez mais impopular.
    Os problemas internos facilitavam a luta pelo controle do país por parte dos comunistas, que desde 1946, organizados no Exército de Libertação Nacional (ELP),conclamavam a população a derrubar o governo
    Bem comandadas e disciplinadas, armadas com equipamentos bélico tomado dos japoneses e do próprioi exército do governo, as tropas comunistas empreenderam grandes operações, apesar de lutar com um exército que  as superava em número e em armamento.
    Em junho de 1949, os comunistas já reuniam um exército de 3 milhões de soldaados. Avançando rapidamente do norte para o sul, conquistando sucessivamente Pequim, Naquim, Shangai e Cantão. Em outubro, os comunistas proclamaram a República popular da China. A Chang Kai-chek restava apenas o governo na Ilha Formosa (Taiwan), sob a proteção dos EUA.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário