sábado, 21 de abril de 2012

O LESTE EUROPEU

   Em 1945, sete países do Leste europeu encontravam-se na zona de influência da URSS - Bulgária, Romênia, Polônia, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Hungria e Albânia - mais a parte oriental da Alemanha. Toda essa região havia sofrido duramente com a ocupação nazista e, por isso, precisava ser recuperada.
    Logo depois da guerra, em vários desses países foram constituídos governos de coalizão, reunindo setores da sociedade que haviam participaado dos movimentos de resistência à ocupação nazista. Os governos conseguiraam superar as divergências internas e elaborar um programa mínimo para a reconstrução de seus países.
   Os governos de coalizão, no entanto, não duraram muito tempo, pois alguns setores discordavam das reformass e se opuseeram às propostas de inspiração comunista. As diferenças se acentuariam ainda mais com o advento da guerra fria, a partir de 1947. Os comunistas, sob influência da URSS, promoveram então a depuração dos governos de coalizão, afastando as pessoas contrária às mudanças que estavam sendo implementadas. De 1948 em diante, foi proibida, no Leste europeu, qualquer forma de oposição aos governos comunistas, que assim se consolidaram no poder.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário