quarta-feira, 25 de abril de 2012

CHINA - A GRANDE MARCHA

    Em 1931, os comunistas proclamaram, na área sob seu controle, a República do Jiangxi, no sul da China. Mas, em 1934, para escapar dos constantes ataques que sofriam das forças de Chang Kai-chek, 100 mil deles abandonaram a região e iniciaram uma jornada de 10 mil KM, que passaria para a história como a Grande Marcha. Primeiramente eles seguiram para o oeste e, depois, tormaram a direção norte, para chegar, um ano depois, a Ienan, onde já existia uma base comunista.
   Um fato, entretanto, seria determinante para a mudança do cenário político na China: a invasão do país pelos japoneses, que desde 1931 ocupavam a Manchúria. Os comunistas chineses logo perceberam que era grande a opotunidade de converter a luta contra o invaasor numa luta para transformação da China em um país democrático e independente, com a ajuda sobretudo da população camponesa.
    Assim  quando em 1937 o Japão lançou sua ofensiva militar sobre a China, os comunistas e Chang Kai-Chek se uniram e concordaram em lutar contra o invasor.
   Quando os japoneses foram expulsos, em 1945, o país voltou a ficar politicamente dividido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário