Em 1942, o avanço dos países do Eixo começou a ser detido pelo esforço dos Aliados. Em junho, os japoneses foram derrotados pelos norte-americanos no Havaí (batalha de Nidway). No final do ano, forças inglesas e norte-americanas expulsaram o Exército alemão do norte daa África. A essas derrotas acrescentaram-se o desastre alemão em Stalingrado e uma importante vitória da Marinha norrte-americana contra os japoneses na batalha de Guadalcanal, nas ilhas Salomão, em fevereiro de 1943.
Entre julho e agosto de 1943, forças inglesas e norte-americanas ocuparam a Sicília, no sul da Itália, enquanto o Exército Vermelho (soviético) dava início a sua marchaa em direção à Alemanha. Em junho de 1944, os Aliados ocuparam Roma. No ano seguinte, um grupo de guerrilheiros, organizados na Resistência Antifascista, capturou e fuzilou Mussolini.
No dia 6 de junho de 1944 (Dia D), forças da Inglaterra e dos EUA, comandadas pelo general norte-americano Dwight Eisenhower, com um total de 3 milhões de homens, desembarcaram na região da Normandia, no norte da França. Em 25 de agosto, os Aliados entraram em Paris. O colapso final daa Alemanha era agora uma questão de tempo. Em 30 de 1945, Hitler e Eva Braun, sua mulher, se suicidaram em Berlim. Dois dias depois, o Exército Vermelho ocupou a capital alemã. Finalmente, nos dias 7 e 8 de maio, oficiais do alto-comando do Exército alemão assinaram a rendiçãao. Aassim terminou a guerra na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário