A guerra fria impulsionou a exploraação espacial e resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos. A URSS saiu na frente. Em 1957, colocou em órbita o primeiro satélite artificial, o Sputnik I, uma pequena esfera de alumínio de 84 KG, equipada com transmissor. Pouco depois, lançou o Sputnik 2, uma cápsula de meia tonelada, levando a bordo a cachorrinha Laika, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Os EUA reagiram lançando em janeiro de 1958 o satélite Explorer I. Em outubro anunciaram a criação da National Aeronautics and Space Administration (NASA), órgão encarregado de comandar as pesquisas espaciais.
O passo seguinte era vencer o desafio de colocar o ser humano no espaço. Novamente, a URSS foi a pioneira. Em abril de 1961 enviou o astronauta Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok I. A viagem, que durou apenas uma hora e 48 minutos, percorreu cerca de 40 mil KM em volta da Terra. No ano seguinte, os norte-americanos enviaram ao espaço nave tripulada por John Glenn.
Em 1966 o foguete soviético Luna-9 pousou na Lua. Enquanto isso, os EUA desenvolviam o Projeto Apollo, com o objetivo de realizar vôos tripulados à lua. Em julho de 1969 a nave Apollo II levando três tripulantes, chegou à superfície lunar. Entre eles estava Neil Armstrong, que teve a glória de ser o primeiro homem a pisar na Lua, cena que foi transmitida ao vivo, pela TV, para todo o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário