quarta-feira, 25 de abril de 2012

CHINA - O EXÉRCITO VERMELHO

   Terminada a Primeira Guerra Mundial, a China continuava sob o domínio europeu. A situação fez com que surgisse o movimento "4 de maio" (1919), promovido por estudantes contra os tratados de paz assinados em Paris. O episódio marcou o início de uma revolução nacionalista, com amplo apoio popular.
   Nessa nova conjutura, Sun Yat-sen retornou ao poder e tomou medidas decisivas para o país: estabeleceu sólida aliança com os comunistas e celebrou acordo com a URSS, dando início, com  a ajuda de Moscou, a uma vitoriosa campanha contra os chefes provinciais, considerados um obstáculo à construção de um Estado nacional chinês.
   O rumo da política chinesa, porém, mudou com a morte de Sun Yat-sen em 1925. Seu substituto, Chang Hai-Chek, decretou a ilegalidade do Partido Comunista e reprimiu com violência as organizações operárias. Nessa época, os comunistas foram duramente perseguidos nas cidades e se transferiram para o campo. Distantes do foco da repressão políticca, receberam o apoio de camponeses e militares contrários aos regime. Sob a liderança de Mao Tse-tung, esse grupo constituiu o Exército Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário