quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALEMANHA OCIDENTAL / ALEMANHA ORIENTAL E O MURO DE BERLIM

   O bloqueio a Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos. No final da segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação. A mesma divisão valia para a cidade de Berlim, embora a cidade estivesse encravada na zona de dominação soviética. Por isso, as ferrovias e estradas que ligavam a parte controlada pelos países capítalistas tinham de atravessar a área sob ocupação soviética.
   Em 1948, Stalin oedenou que essas vias de acesso a Berlim Ocidental fossem bloqueadas. Com isso, esperava forçar ás potências capitalistas a sair de Berlim.
   Enquanto o bloqueio estava em vigor, as potências capitalistas unificaram as zonas sob sua ocupação e formaram a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, com governo autônomo na cidade de Bonn. Criaram ainda a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que englobava os países vinculados ao bloco liderado pelos EUA.
   A URSS respondeu de forma semelhante. Na área sob seu domínio, organizou a República Democrática Alemã (RDA), ou Alemanha Oriental, e mais tarde, estabeleceu sua própria aliança militar, o Pacto de Varsóvia, que reunia os países sob sua influência.
   Em 1961, o governo de Moscou ordenou a construção de um muro separando as duas partes da cidade. O muro de Berlim tornou-se rapidamente o principal símbolo da guerra fria, exemplo de um mundo dividido por conflitos ideológicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário