sábado, 5 de maio de 2012

O FIM DO NEOCOLONIALISMO

   Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), podia-se observar em toda a Europa a diminuição do poderio mundial dos países do continente. A guerra acentuou esse declínio, e a primeira consequência acabou sendo a desintegração dos impérios coloniais que Inglaterra, frança, Bélgica, Itália e Holanda mantinha na África e na Ásia.
    A Guerra Fria  estimulou o processo de descolonização. Tanto os EUA quanto a URSS se opunham à manutenção do antigo sistema colonial. Era mais interesssante para as duas potências ampliar suas respectivas árreas de influência, por isso elas incentivaram muitos os movimentos de emancipação.
   O processo de descolonização se estendeu por três décadas. Durante esse período, os países europeus muitas vezes opuserram forte resistência às mudanças. Só foram complacentes nos casos em que puderam controlar o processo de amancipação e manter os novos países independentes sob sua influência. Asim, era possível preservar suas fontes de riquezas e o prestígio internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário