terça-feira, 15 de maio de 2012

ÁRABES X ISRAELENSE

   Os palestinos não acataram a resolução da ONU de dividir seu território e partiram para a guerra com o apoio de outros países árabes. Em 1948, os exércitos do Egito, da Síria, da Jordânia e do Iraque atacaram Israel. Encontraram homens bem armados e foram derrotados. Israel aproveitou para ampliar os limites do teritório concedido pela ONU e anexou parte da Palestina. A Jordânia e o Egito ocuparam a outra parte. Aos palestinos não restou alternativas senão mudar para países árabes vizinhos, onde passaram a viver em campos de refugiados. Desde então, eles lutam para reconstruir seu país.
    Em 1967, os países árabes ameaçaram iniciar nova guerra. Os judeus, atacaram antes. O novo confronto ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, do qual Israel saiu vitorioso, triplicando seu território, com a ocupação da parte oriental de Jerusalém, da península do Sinal, das colinas de Golã e da Cisjordânia.
  Em  outubro de 1973, outro conflito abalou a região. Aproveitando-se do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão), tropas do Egito e da Síria desencadearam um ataque surpresa. Os israelenses reagiraam e conseguiram vencer o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário