quarta-feira, 23 de maio de 2012

AMÉRICA LATINA - SOB A LIDERRANÇA DOS EUA

   Desde o século XIX, os norte-americanos procurvam cumprir um papel de liderança entre os países do continente. Foram os primeiros a reconhecer a independência das novas nações latino-americanas e, em 1823, criaram a Dotrina Morroe, contrária a qualquer intervenção européia no continente.
   Durante boa parte do século XIX, essa liderança não se traduziu em intervenção direta nos assuntos internos dos países latino-americano. A principal exceção ocorreu em relação ao México, que teve seu território anexado pelos EUA.
   Após o fim da Guerrra de Secessão, em 1865, os EUA passaram por rápido processo de industrialização e se lançaram á conquista de mercado consumidores e produtores de matérias-primas. Os primeiros alvos foram Cuba e Porto Rico, ainda colônia da Espanha. Nesses países, os norte-americanos fizeram grandes investimentos no setor açucareiro. Em 1898, declararam guerrra á Espanha por causa da explosão de um encouraçado norte-amerricano no porto de Havana, Cuba. Vitorioso, forçaram o governo espanhol a ceder-lhes Porto Rico e as Filipinas, além de reconhecer a independência de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário