domingo, 27 de maio de 2012

AMÉRICA LATINA - O POPULISMO

    Em vários países da América Latina, a primeira metade do século XX foi marcada por processos de industrialização e urbanização, como ocorreu no Brasil, no México e na Argentina. O crescimento das indústrias e das cidades acabou enfraquecendo o poder dos antigos grupos oligárquicos, ligados á produção agrícola e até então no controle do Estado.
   O fenômeno abriu caminho para uma nova prática política, o populismo. Os líderres populistas que surgiram (Getúlio Vargas, no Brasil; Lázaro Cárdenas, no México; e Juan Domingo Perón, na Argentina) direcionavam seu discurso e suas ações ás populações urbanas. Prometiam a realizaç;ão de amplas reformas econômicas de cunho nacionalista, rápido desenvolvimento industrial e diminuição dos conflitos sociais.
   Na prática, porém, o populismo mostrou-se incapaz de resolver os problemas estruturais da sociedade. Ao fim de alguns anos, as políticas econômicas desses governo davam sinais de ineficiência. O aumento excessivo dos gastos público, provocando déficits elevados e alta da inflação, também foi responsável pelo aprofudamento da crise nesses países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário