quinta-feira, 3 de maio de 2012

ÁFRICA E ÁSIA - COLÔNIAS E PROTETORADOS

   Entre o fim do século XIX e o início do século XX, os países industrializados transformaram o continente africano e grande parte da Ásia em colônias e protetorados. A intensa disputa por esses territórios foi um dos principais motivos da Primeira Guerra Mundial.
   Com o fim  da Segunda Guerra Mundial, os  impérios coloniais começaram a desmoronar e o domínio que as nações européias exerciam nesses territórios deu lugar ao surgimento de novas nações politicamente independentes.
   Em geral, os processos de independência foram solidificados por ideais nacionalistas e, muitas vezes, com a eclosão de conflitos sangrentos. Apesar da liberdade conquistada, os traumas de décadas de espoliação e humilhação desses povos deixaram marcas profundas nos continentes, como a miséria e os conflitos étnicos que perduram até hoje.
   Boa parte dos líderes dos movimentos de libertação nacional optaram pela luta armada como forma de ação. Uma notável exceção foi Mahatma Gandhi, que liderou a luta pela independância da Índia. defensor da não-violência, ele preferia recorrer à desobediência civil, conclamando os indianos a não cooperarem  com o governo inglês.

2 comentários:

  1. interessante esse texto é de facila entendimento.obrigada,pois eu precisava de uma luz em relação a protetorados.

    ResponderExcluir
  2. gostei da informacao xtava a precisar

    ResponderExcluir