terça-feira, 3 de julho de 2012

KOSOVO

    Kosovo é uma província da Sérvia, república onde predominava a religião cristã ortodoxa. A grande maioria de seus habitantes, chamados kosovares, é de origem albanesa e professa a religião muçulmana. Em 1977, surgiu o Exército de Libertação de Kosovo (ELK), que deu início a uma rebelião armada pela independência da província.
   Para reprimir a revolta separatista, o governo da Iugoslávia, chefiada por Slobodan Milosevic, partiu para a repressão indiscriminada contra a população Kosovar, promovendo uma "limpeza étnica", isto é, a eliminação ou a expulsão de milhares de kosovares da região.
   Configurada a ameaça de genocídio, em março de 1999 a OTAN, liderada pelos EUA, decidiu bombadear a Iugoslávia para foçar o país a abandonar as ações militares em Kosovo. Os bombardeios, que duraram 78 dias, atigiram indistintamente alvos civis e militares das principais cidades sérvias, destruíndo edifícios, pontes e veículos. Em junho de 1999, Milosevic cedeu à pressão internacional e aceitou a entrada de uma força militar da OTAN na província de Kosovo. Esta, no entanto, continuou a fazer parte da Sérvia.
   Em outubro de 2000, finalmente, não só os kosovares mas também a população iugosláva saíram às ruas  em gigantescas manifestações de protesto contra o governo, depois da realização de eleições que deram a vitória à oposição. Sem ter como reagir, Milosevic renunciou à Presidência.
   Em abril de 2001, Milosevic foi preso e entregue ao Tribunal Internacional de Haia.

Um comentário: