terça-feira, 24 de julho de 2012

EUA - BILL CLINTON

    Durante décadas, o governo dos EUA teve de se preocupar com a presença soviética. A guerra fria pautava a política externa e também grande das ações internas. Com o fim do conflito em 1991, os EUA assumiram uma condição privilegiada: transformaram-se na única superpotência mundial.
    Assim, o governo de Bill Clinton (1992-2000), o primeiro após a guerra fria, foi marcado, no âmbito interno, pela prosperidade econômica e, no externo, pelo forte intervencionismo em conflitos internacionais, com o propósito de consolidar a hegemonia mundial dos EUA. Os norte-americanos interviram na questão palestina , no Golfo e nos conflitos dos Bálcãs.
   A prosperidade interna, com altos índices de crescimento econômico e baixa taxa de desemprego, garantiu a Clinton um segundo mandato a partir de 1996. Mas nem tudo foi sucesso na sua administração. Surgiram vários escândalos que mobilizaram a opinião pública, como a acusação de assédio sexual (1997) e envolvimento sexual com uma estagiária da Casa Branca (1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário