O republicano George W. Busch - filho do ex-presidente george Busch - suscedeu Bill Clinton. sua eleição teve apuração tumultuada por sucessivas recontagens de votos. Ao tomar posse em 2001, Busch enfrentou o início de uma desaceleração da economia: milhares de postos de trabalho foram extintos e aumentou o número de demissões no país.
No plano externo, Busch adotou medidas que poderiam incentivar nova corrida armamentista. retornou, o projeto do governo Reagan que propõe a criação de um polêmico sistema de defesa aintimísseis (Guerra nas estrelas) para proteger os EUA e seus aliados de um eventual ataque por parte de países inimigos.
Também decidiu caminhar na "contramão" da história em assuntos que sensibilizaram governos e ONGs de todo o mundo. Recusou-se a ratificar o Protocolo de Kyoto (acordo que previa a redução de gases emetidos por carros e indústrias e que prococa o chamado efeito estufa, superaquecimento da atmosfera com graves consequência), além de ter abandonado a Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e a Intolerância, realizada em Durban, na África do Sul, em 2001. Essas atitudes provocaram um isolamento internacional dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário