quinta-feira, 28 de junho de 2012

O FIM DA IUGOSLÁVIA

   Até 1991, a Iugoslávia era uma federação socialista formada por seis repúblicas: Sérvia, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-herzegovina e Montenegro. A mais forte e mais populossa dessas república era a Sérviaa, cujos habitantes professam a religião cristã ortodoxa, em contraste com os bósnios, que são muçulmanos, e com os croatas, católicos em sua maioria.
   A Iugoslávia permaneceu unificada durante várias décadas , sob a liderança do marechal Josip Broz Tito. Em 1980, porém, com a morte do líder, estabeleceu-se um sistema de rodízio no governo, pelo qual a Presidência do país passou a ser exercida, a cada ano, pelo representante de uma das república. Em 1991, a Croácia e a Eslovênia se separaram da federação, declarando sua independêcia.
   Em represália, o Exército iugoslavo, controlado pelos sérvios, invadiu os dois países, dando início à guerrra civil. No ano seguinte, a Macedônia e a Bósnia-Herzegovina também se declararam independentes. A decisão não foi aceita pelos sérvios residentes na Bósnia, provocando uma rebelião que degenerou em violenta guerra civil.
   Em fevereiro de 2003, a república Federal da Iugoslávia foi declarada extinta, em seu lugar foi criado o Estado da Sérvia e Montenegro.

Um comentário:

  1. DAÍ ENTÃO MONTENEGRO SE SEPAROU EM 2006 E KOSOVO EM 2008 E Voivodina UM DIA CHEGA LÁ

    ResponderExcluir