quinta-feira, 14 de junho de 2012

JONH KENNEDY

   Nas eleições de 1960, os norte-americanos deram uma aperdada vitória ao democrata Jonh Kennedy, o mais jovem presidente da história do país. Kennedy não chegou a cumprir todo o mandato. No dia 22 de novembro de 1963, foi morto num atentado, quando desfilava em carro aberto na cidade de Dallas, no Texas. O vice-presidente, Lindo Jonnson, concluiu o mandato e, depois foi eleito para um novo período.
   Durante a campanha presidencial, Kennedy havia prometido, no plano interno, reformas na legislação sobre direitos cívis, habitação e assistência social. E, no plano externo, açõees para melhorar a imagem dos EUA, abalada pelo avanço científico da URSS. A preocupação com o bem-estar social e a política externa teve continuidade no governo Johnson, que desenvolveu seu próprio programa conhecido como Grande Sociedade.
   Nesse perído, gamharam impulso os movimentos reividicativos dos estudantes, das mulheres e de várias minorias. A luta contra o preconceito e a discriminação racial alcançou projeção internacional. Váriass organizações estavam engajadas nesse movimento, que mobilizou milhares de militantes em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário