Em 1926 o Congresso Nacional reformou a Constituição. A maioria dos artigos continuou igualzinho à da Carta de 1891, mas o presidente da República ganhou maiores poderes de intervenção nos Estados. Os governadores de Estado não podiam mais ser reeleitos. A imigração estrangeira foi controlada e o poder executivo passou a poder expulsar estrangeiros à hora que achasse conveniente. A mineração continuava pertencendo a particulares, mas em alguns casos, " necessários à segurança e defesa nacionais" ela não poderia pertencer a estrangeiros. Ou seja, uma medida nacionalista.
sábado, 31 de agosto de 2013
NASCIMENTO DO PCB
Trabalhadores do mundo inteiro saudaram seus irmãos da Rússia quando foi vitoriosa a revolução socialista de 1917, dirigida por lênin e os bolcheviques. No Brasil, alguns militantes sindicais, entusiasmado com o extraordinário acontecimento baseado nas idéias do socialismo cientifíco de Marx e Engels, chegaram à conclusão de que o anarquismo estava superado. Achavam que os trabalhadores precisavam ter uma organização central forte, tal como na Rússia: um partido político revolucionário. Assim, vários ex-anarquistas, entre operários, estudantes e intelectuais, fundaram aquele que deveria ser o partido do proletariado: o PCB, nascido em Niterói ( Rio de Janeiro ), em março de 1922.
O NASCIMENTO DA URSS
Em dezembro de 1922 a Rússia passava a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ). A bandeira vermelha possuía o símbolo da foice e do martelo, que significa a união dos operários com os camponeses. A estrela expressa o internacionalismo proletário: trabalhadores do mundo inteiro, uni-vos!
O partido bolchevique passou a se chamar Partido Comunista da URSS.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
O ENCOURAÇADO POTEMKIM
Em 1925 foi realizado o filme O Encouraçado Potemkim, pelo cineasta soviético Sergei Eisenstein. Ainda hoje é considerado por muitos estudiosos de cinema o maior filme de arte já feito. A montagem e os enquadramentos inovaram a linguagem cinematográfica.
O filme trata da revolta dos marinheiros no porto de Odessa durante a revolução de 1905. Apesar da reconhecida genialidade, no final da carreira Sergei. Eisenstein foi censurado pelas autoridades stalinistas.
A INGREJA ORTODOXA RUSSA
Em 1054, a Igreja ortodoxa se separou definitivamente da Igreja católica. Ela não aceitava o domínio de Roma sobre todos os bispos. Os cristãos ortodoxo foram influenciados pela cultura bizantina.
A Igreja ortodoxa na Rússia era bastante conservadora. Rica, proprietária de terras, ligava-se aos nobres e pregava o apoio dos fiéis ao regime tzarista. Por isso, os revolucionários a combatiam tanto.
domingo, 25 de agosto de 2013
RONDON
Há séculos que os povos indígenas têm sofrido todo tipo de abusos das autoridades portuguesas e brasileiras. Mas o general mato-grossense Cândido Rondon ( 1865 - 1958 ) era diferente. Passou a vida inteira lutando para proteger os índios, para que o governo e a sociedade reconhecessem seus seus direitos. Graças à sua ação, em 1910 foi criado o Serviço Nacional de Proteção ao Índio. Mas tarde Rondon percebeu que os índios só teriam segurança se o governo demarcasse suas terras, assunto polêmico até os dias atuais.
MARCONI
O italiano Marconi fez a primeira transmissão de rádio em 1901. As válvulas eletrônicas dos antigos rádios foram inventadas na primeira década do século XX. O fonógrafo, aquele aparelho com uma enorme corneta em cima de um disco rotativo, e que reproduzia música, já era comercializado na Alemanha desde 1889.Em 1925, acoplou-se um amplificador eletrônico aos toca-discos. Eram as famosas vitrola.
A primeira transmissão comercial de rádio aconteceu nos EUA em 1921. A partir daí, o aparelho se espalhou aos milhões pelo planeta.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
ITAIPU E A DITADURA
Inaugurada em 5 de novembro de 1982, a maior usina hidrelétrica do mundo, a binacional Itaipu, foi cercada de polêmicas. Construída no período do regime militar ( 1964 - 1985 ), em uma época de grande euforia tecnológica, tudo indicava que a parceria com o Paraguai - que também estava sob governo autoritário - para essa obra era o maior indício da prosperidade do país.
Mas nem tudo eram flores. Enquanto as propagandas relacionadas ao evento chamavam a atenção para o progresso e a integração do país a um contexto tecnológico mundial, muitas famílias que viviam no local escolhido para a instalação da usina eram desapropriado, a partir da década de 1970, sem receber indenização. Com a valorização do desenvolvimento econômico a qualquer custo, quem se negasse a fazer alguns sacrifícios estava indo contra o tão alardeado " milagre econômico ", ou seja, o verdadeiro crescimento do país.
Mas, como em tantos outros campos de debata nessa época, as contestações ao regime foram firmemente abafadas, deixando transparecer apenas o grandioso projeto que elevaria o Brasil a potência mundial até 2000.
MARIA ÚRSULA DE ABREU E LENCASTRE
Nem só de homens eram formadas as forças militares no século XVIII. Apesar de ser proibido o ingresso de mulheres nas atividades de guerra, algumas fugiram à regra e se destacaram por seu heroísmo. O caso de Maria Úrsula de Abreu e Lencastre é uma dessas exceções.
Nascida no Rio de Janeiro, aos 18 anos fugiu de casa para evitar um casamento com um homem do qual não gostava. Em 1° de novembro de 1700, embarcou para Lisboa, onde se alistou como soldado, disfarçada de homem, para servir a Portugal. Partia para não mais voltar. O aguerrido Baltazar do Couto Cardoso - nome que escolheu para o disfarce - lutou na Índia por mais de dez anos, sem nunca revelar seu verdadeiro sexo.
Depois de muitos confrontos e conquistas, foi descoberta num momento heroico: ela se feriu em combate para salvar seu capitão, Afonso Teixeira Arraes Melo. Curiosamente, Maria Úrsula se casou com esse homem, mas não houve fuga desta vez. A guerreira foi impedida de lutar e recebeu baixa do Exército. Apesar de seu fingimento perante a Coroa, ganhou distinções do rei português D. João V pela corajosa carreira.
Assinar:
Postagens (Atom)