segunda-feira, 15 de abril de 2013

INDEPENDÊNCIA NÃO OFICIAL NA AMÉRICA ESPANHOLA

  Antes de as independências oficiais terem acontecido na América espanhola, houve várias tentativas populares de construir um outro projeto de independênciaa, que conquistaria os direitos de cidadania para os pobres e descendente de índios. Os criollos ( elite colonial branca ) queriam a independência, mas não a este preço. Por isso, apoiaram a repressão.
  No Peru, um cacique descendente dos incas, Tupac-Amaru, no final do século XVIII reuniu um exército de índios e mestiços e chegou a tomar a cidade de Cuzco. Onde chegavam, tomavam as terras dos lattifundiários para distribuir ás famílias mais pobres. No final, o popúlar viu suas forças derrotadas pelos soldados espanhóis e ele próprio teve a língua arrancada e o corpo retalhado.
  No México, no começo do século XIX, Hidalgo e Morellos, leitores dos filófofos da ilustração e admiradores dos jacobinos, reuniram a população e formaram um exército de trabalhadores. Queriam acabar com a escravidão, destribuir terras e bens dos ricos para os pobres. Mas as elites criollas uniram-se aos peninsulares ( chapetones ) para derrotar o movimento. Os padres foram mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário